sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Êe Saudade

Sabe quando bate aquela saudade que você não consegue explicar de onde vem, o porquê está sentindo isso ou até mesmo por quem ou pelo o que?
Engraçado isso neh?!
Aquele aperto no peito, aquela coisa esquisita no estômago sem explicação...
Não sei se já aconteceu com vocês, mas as vezes, quando assisto um filme antigo, eu sinto uma saudade tão grande. (estranho vcs não acham? Sentir saudade d um momento ou de uma época que eu nunca vivi)
Resolvi escrever sobre isso por que olhando umas agendas antigas minhas vi um texto do pensador Pablo Neruda e me deu uma saudade...
Saudade essa que até então não sabia explicar de onde veio, não sabia explicar o motivo, nem por quem.
Aê parei pra pensar e descobri que sentia (e sinto) saudades de tudo que já vivi, que já fiz. Derrepente lembrei-me dos tempo de escola (um dos momentos mais felizes da minha vida), lembrei das altas resenhas, de quando matava aula com as minhas amigas para ficar no pátio da escola tirando fotos, e quando a diretora aparecia iamos correndo para o banheiro "fugir" (Ô tempinho Bom, Ô saudade boa).
Descobri também que é tão bom sentir saudades dos tempos que se foram e não voltam, dos momentos marcantes que vivemos, de uma época de muitas alegrias mas de muitas tristezas também...

SAUDADES
(Pablo Neruda)

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora
mas o amado já...
Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...
Saudade é sentir que existe o que não existe mais...
Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...
Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:aquela que nunca amou.
E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.
O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

PS.: Cuncluo dizendo que Saudade é literalmente não saber...
Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isso tá me parecendo papo de apaixonada - huashaushua

    ResponderExcluir
  3. muito interessante esse texto de Pablo Neruda e tbm o seu comentario.Só não tem saudade quem não amou... eu tenho saudade de muita coisa...entre elas do tempo de escola

    ResponderExcluir